Projeto: Tecendo uma Rede de Leitura



Polo de Leitura: 
Apoio: Instituto C&A 


  Breve histórico do Pólo de Leitura "Tecendo uma Rede de Leitura de D. de Caxias”



         ObjetivoOportunizar aos moradores de Duque de Caxias, melhores condições em sua formação como leitor.

          O Brasil ainda apresenta enorme deficit no que se diz respeito às práticas leitoras dos textos escritos. Nossos índices de alfabetização (stricto e lato sensu) e de consumo de livros são muito baixos, na comparação com parâmetros de países mais ricos e desenvolvidos e mesmo com alguns dos países em desenvolvimento da América Latina e da Ásia. Apesar de termos avançado na redução das taxas de analfabetismo absoluto, que declinou de aproximadamente 65,3% em 1900 para 13,6% no ano 2000, continuamos com taxas ainda elevadas de analfabetismo, na ordem de 8,5% da população em 2012, o equivalente a 13,2 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever, número que supera a população da cidade de São Paulo. Fonte:  2012 / PNAD.

   Não se tratando ser  uma missão fácil a mudança desse quadro, desafio do qual nós estamos dispostos a enfrentar com o objetivo de tornar nossa cidade uma cidade mais leitora.


O Pólo de Leitura – Tecendo uma Rede de Leitura surgiu em out./12, quando cinco instituições sociais de atendimento à criança e ao adolescente, a saber: Ong PROFEC – Programa de Formação e Educação Comunitária, Biblioteca Comunitária de Vila Aracy, Biblioteca Comunitária Solano Trindade, Grupo Comunitário Chocobim e Igreja Ortodoxa N. Sra das Neves e S. Lázaro, se juntaram para a elaboração, desenvolvimento e gestão de um projeto coletivo de promoção do livro e leitura, com a finalidade de potencializar ações específicas nos Bairros de Jardim Primavera, Saracuruna e Parada Angélica com o apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social no Programa PPL – Prazer em Ler.
Ao final do ano de 2013 passou a integrar o Pólo, a AMVU – Associação de Moradores de Vila Urussay, situada no Bairro de Saracuruna e no fim de 2014 passou a fazer parte do polo a Biblioteca Clodomiro de Oliveira da Instituição Guada Vida situada em Gramacho.  A Igreja Ortodoxa e a Biblioteca Com. Solano Trindade saíram por razões de força maior. O Polo atualmente conta com 05 Bibliotecas Comunitárias participantes.
O Polo hoje conta além do apoio do Instituto C&A, do MinC (na doação de livros para o acervo), da Ong Ação da Cidadania (na doação de livros para o acervo e formação  e o apoio do comércio local das comunidades (em pequenas doações)

        O Programa Prazer em Ler tem o objetivo de contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas, sendo assim todas as nossas atividades tem o foco no acesso ao livro e a leitura, como: A mediação de leitura, mala de leitura, informática e literatura, Cine literário, varal de poesias, leitura compartilhada e roda de leitura, visando atender a crianças, adolescentes, jovens e adultos, oriundos de famílias de baixa renda do 1º, 2º e 3º Distritos do Município de Duque de Caxias, composto pelos Bairros de: Saracuruna, Campos Elíseos, Jardim Primavera, Gramacho e Parada Angélica.


Os projetos de leitura apoiados pelo IC&A no Programa PPL – Prazer em Ler, possuem 06 eixos de trabalho: Espaço, acervo, mediação, gestão, incidência política e comunicação 

Endereços das Instituições, Dias e horários de funcionamento das atividades:

Obs.: Uma vez por semana, 2ª feiras nos dedicamos a organização e limpeza das Bibliotecas, já a formação coletiva da equipe do pólo ocorre todo 3º sáb./mês. Os espaços de leitura estão em funcionamento de 2ª a 6ª feiras, para consulta, pesquisa, leitura e empréstimo de livros. Com acesso livre e gratuito.

  
PROFEC – Programa de Formação e Educação Comunitária
Biblioteca Comunitária Josemar Coelho da Silva.
Rua Professor Helio Rangel, nº 911 – Bairro Jardim Primavera,  Duque de Caxias – R.J. – 25.223/190.
Tels. : (21) 27765906  (21) 993006208
Coordenadora: Shirley Garrido

Atividades: 4ª feiras temos a informática e literatura nos horários:  Manhã: de 9 as 10:30 e 10:30 as 12h. Tarde: 13 as 14:30, 14:30 as 16 e 16 as 17:30 h. e 6ª feiras Mediação de leitura:  Manhã: 9:30 as 11:30 e Tarde de 14 as 16 h. Além de oficinas diversas, desenho, pintura, saídas externas, etc. As 2ª feiras trabalho interno, as 3ª e 5ª feiras o trabalho horário comercial  8 as 17 h..

Grupo Comunitário Chocobim
Biblioteca Comunitária MANNS
Rua Carlos Maia, nº 08 – Parque João Pessoa – Duque de Caxias – R.J. – 25.220/001
Tels.: (21) 3656-7682 – (21) 976275291
 Mediação de leitura: As 4ª e 6ª feiras - Manhã: 9 as 11:30 e Tarde de 14:30 as 16:30 h
Coordenadora: Mª do Carmo


Associação Guadá Vida
Biblioteca Comunitária Clodomiro de Oliveira
Av. Pedro Lessa,  nº 110 - Gramacho -  Duque de Caxias  - R.J. Tels. (21) 3658-0770  (21) 97636-1447
 Mediação de leitura: Em definição
Email: guadavida@ibest.com.br 
FanPage: BCCO - Biblioteca Comunitária Clodomiro de Oliveira
Coordenadora: Maria da Conceição 

 Biblioteca Comunitária Vila Aracy
Rua Américo Klarc Leite, s/nº - Lt. 09 – Vila Aracy – Parada Angélica – R.J. – 25.272/420
Tels. (21) 3661-6376 - 
E-Mail: Waldir e Marcos Antonio  (Coordenação)-  Email: vdominga@oi.com.br
FanPage: Biblioteca Comunitaria Vila Aracy
 Mediação de leitura ocorrem nas 2ª 3ª 5ª feiras e sábados, pela manhã de 9 as 12 hs ( tarde a definir) no espaço cedido pela Igreja Católica Imaculada Conceição.
Coordenador: Waldir e Marcos


 
AMVU - Associação de Moradores de Vila Urussay
Biblioteca Comunitária Hilma de Oliveira Damásio
Rua Urussay - Lt. 14 - Qd.  15 - Vila Urussay - Saracuruna - Duque de Caxias - R.J.  Cep: 25.211/070
Tel.: (21)  -  2773-4784  -  96485-8448
E-mail: amvu.saracuruna@hotmail.com
FanPage: Comunitária Hilma de Oliveira Damásio
Mediação de leitura: As 2ª a 6ª feiras - Manhã: 9 as 12:00 e tarde de 14 as 16:30
Coordenador: David Almeida



Estamos em Campanha pela implementação do PMLLB - Plano Municipal do Livro, leitura e Bibliotecas

 POR UMA DUQUE DE CAXIAS MAIS LEITORA!!!! 




O Instituto C&A, por meio do apoio às bibliotecas comunitárias, tem puxado a pauta sobre a construção dos planos municipais e estaduais, por este ser um caminho legitimo de construção de políticas publicas para a leitura com a participação da sociedade civil.

O PNLL - Plano Nacional do Livro e Leitura, criou o marco institucional para o livro e a leitura como política pública. Sua implementação conta com o compromisso de estados e municípios, bem como das inúmeras instituições da sociedade civil guiadas pelos mesmos objetivos. Esse compromisso se materializa na elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca– PMLLB.

Muitos planos municipais e estaduais tem sido construídos em gabinetes sem ouvir a sociedade e, por isso, continuam sendo planos de ação da gestão pública que não congregam o que os diferentes atores da sociedade estão fazendo em prol do livro, leitura e bibliotecas.

Em 10 de agosto de 2006, por meio da portaria interministerial nº 1.142 os ministérios da Cultura e da Educação criaram o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL – tendo como eixos estruturantes: a democratização do acesso ao livro; o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro.
O PMLL sistematiza informações num diagnóstico da situação da leitura na cidade, traça objetivos e metas e indica ações para melhoria dos índices de leitura. Visando a universalização do acesso à leitura aos duquecaxienses, articula ações dos poderes local, estadual e federal das áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia. A finalidade é fazer de Duque de Caxias uma cidade leitora.

Em nosso Município a luta por um Plano Municipal do Livro e da Leitura iniciou-se em  02 de julho de 2011, no auditório da Secretaria Municipal de Educação com 87 PARTICIPANTES  E 25 INSTITUIÇÕES PRESENTES, dentre as quais representantes da Secretaria  Municipal de Educação e de Cultura de Duque de Caxias,  a Superintendente Estadual do Livro e Conhecimento, a Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Biblioteca Nacional e integrantes do Movimento por uma Baixada Literária, além de Implementadores e Dinamizadores de Leitura, educadores,  ONGs e tantos outros...
O 2º encontro aconteceu no dia 17 de setembro de 2011 na Biblioteca Leonel de Moura Brizola. Desde então, em Encontros que vem sendo periódicos, um Grupo de Trabalho tem se reunido, já percorreu os quatro distritos de Duque de Caxias com fóruns de debates para apresentação e discussão dos Eixos Temáticos do PMLLB, ouvindo e colhendo  sugestões que o tornem viável.
Após esta trajetória de muito trabalho, debates, escuta e sonhos na perspectiva da construção do PMLLB em Duque de Caxias, entendemos que está na hora de sair do debate reflexivo para implementar ações e para tal, realizamos a Audiencia Pública na Câmara Municipal de D. de Caxias em 14/11/14 pois queremos contar com o apoio e participação daquela Casa naquilo que ao Poder Público compete e também pelo nosso compromisso como cidadãos em torno de uma política pública, transparente e efetiva pela leitura, livro e biblioteca no nosso Município.

Os desafios são grandes... Acreditamos na literatura como um meio de transformação da sociedade e não vamos desanimar.

                                                                                                                   mar./2015
 
Visite nossas Fan Pages: Tecendo uma Rede de Leitura e GT do PMLLB Duque de Caxias



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário